“Aliança Rio Doce” e “Rio Doce em Traços”

rio enteiro2 lite

A “Aliança Rio Doce” e o “Rio Doce em Traços”

A Aliança Rio Doce une uma série de grupos solidários que atuam no apoio, suporte e monitoramento dos impactos e desdobramentos do maior crime socioambiental do Brasil: o rompimento da barragem de rejeitos das Mineradoras Samarco/Vale/BHP.

o jackson.web.
Vida Fluvial – As margens do Rio Doce, como todos grandes rios, é muito habitada devido à vida que sustenta. Pesca e criação de gado se dão em todas suas cidades, como nas vilas e as centenas de ilhas que se espalham por suas águas.

Logo após o crime grupos ativistas  passaram a se mobilizar e a organizar diversas Expedições de Apoio ao Rio Doce. No retorno estas expedições perceberam a necessidade de promover encontros entre si e entre outros grupos solidários à causa que também haviam ido ao território e/ou iniciado iniciativas ligadas a tragédia. Nasce desta consciência de unidade e colaboração a “Aliança Rio Doce”, no dia 5 de Novembro de 2015, entre estes grupos estão o a Expedição Rio Doce Vivo, o GIAIA, a ARCA, A Expedição das Minas, Doce Conspiração, Ocupe o Rio Doce, Meu Rio Doce e também a organização responsável por esta campanha e pelas lindas estampas disponíveis para as camisetas.

 

porto de regencia(1).web.

Rio Doce em Traços

Por três semanas toda a extensão do Rio Doce foi percorrida de moto para o entendimento da história do rio e de suas cores. Diversas comunidades visitadas e histórias ouvidas,… capturadas também em traços. Mais de 20 comunidades estão desenhadas e suas histórias esperam para ser contadas.

O Rio Doce em Traços nasce em conjunto com ações de cunho sociais, culturais e ambientais que se alinham à Aliança Rio Doce, organização da sociedade civil brasileira que trabalha com a re-estruturação do Rio Doce e de seu território. A Aliança é portanto uma convergência interessados em somar forças  no movimento de restauração socioambiental e defesa do Rio Doce

EsquemaDaSede        .

Com a compra de cada camiseta você estará contribuindo para a continuidade do projeto de mapeamento das histórias do rio, uma vertente estruturante de diversas ações da Aliança Rio Doce e dos trabalhos que vem sendo conduzidos ao longo do mesmo. Clique em cima da imagem para comprar.

Os Artistas

Artur Sgambatti Monteiro – Ilustrador, gestor ambiental e geógrafo de vocação. Atua em projetos de estruturação e articulação urbana e social.

Vladmir Alejandro Ospina – Desenhista, desenvolvedor de projetos socioculturais, construtor e projetista 3D. Arquiteto de formação.

Mais informações:

http://aliancariodoce.weebly.com/

http://giaia.eco.br/

http://www.ocuperiodoce.org/