O Projeto 43.

O Projeto 43

Na vontade de juntar gente que nem a gente com o trabalho de diversos artistas, espalhar essa arte pela rua e promover um consumo consciente, surge o projeto 43. Um espaço para passear por diferentes autores e suas obras, entre elas a jóia desse projeto: camisetas certificadas e com tiragem limitada de 43 peças. As camisetas serão feitas com algodão orgânico (certificado pelo IBD) e em estruturas que valorizam o trabalhador, como cooperativas e associações. Por hora elas são enviadas da Paraíba onde uma cooperativa de agricultura familiar produz e faz a impressão dos trabalhos no tecido. Enfim, as camisetas são feitas com carinho, desde o desenho até o envio para a sua casa. A gente espera que um monte de gente resolva fazer uma coleção delas e também se apaixone pelas outras obras de cada um dos artistas! Sim, outras obras também estão expostas na Galeria 43. É isso, seja bem-vindo e bom passeio!

43 camisetas

Já falamos delas, mas não custa falar um pouquinho mais… As camisetas do Projeto 43 são produzidas por uma cooperativa que trabalha somente com algodão orgânico e cultivado no regime de agricultura familiar, eles costuram e fazem a impressão do tecido lá mesmo. De lá elas serão enviadas pra sua casa. Cada estampa será impressa até 43 vezes, e isso é uma promessa!

Galeria 43

Pra não ficar só nas camisetas, tá aí a galeria 43. Nela estão disponíveis outros trabalhos de diferentes tipos. Se todos os artistas que assinam uma camiseta no projeto 43 disponibilizaram outras obras? Não, alguns só oferecem camisetas. Se todos os artistas com obras na galeria 43 assinaram uma camiseta? Também não! Alguns apenas oferecem trabalhos na galeria 43.

Nossos compromissos

A gente tem compromissos com todo mundo que está envolvido nesse projeto:

–  As camisetas são feitas de algodão orgânico
– Os artistas têm participação significativa nos lucros (70% do lucro líquido das camisetas)
– As camisetas são produzidas com mão-de-obra legal e adequadamente remunerada*.

*É difícil dizer o que é esse “adequadamente remunerada”, mas a gente garante o cuidado para que as trocas entre o produtor do algodão, o artista, a confecção das camisetas e o público do Projeto 43 sejam justas. Sim, isso reflete no preço final das camisetas, mas esse é o preço do trabalho de todo mundo envolvido na produção de cada peça.

Parceria na Paraíba

O lugar onde as camisetas são produzidas é a Coopernatural, pela sua marca de roupa NaturalFashion (http://www.naturalfashion.com.br/), uma cooperativa de costura que ajuda na organização de cooperativas de agricultores familiares, só trabalha com algodão orgânico e faz a impressão das estampas lá mesmo. Trazendo as camisetas deles para cá a gente esta comprando um produto pelo preço que ele vale, apoiando a plantação orgânica do algodão e uma remuneração justa ao trabalhador. Precisa de mais motivo?

Conhecendo os artistas

Quer saber bem a verdade? Tem muita gente fazendo coisas maravilhosas por aí e isso precisa ser reconhecido! O projeto 43 vem fazer essa ponte entre gente que valoriza esses trabalhos e artistas que estão arrasando! Cada obra aqui foi escolhida com cuidado. A gente vê o valor desses trabalhos, e quer que você possa ver isso também.